Avaliação da capacidade de penetração de energia renovável na rede elétrica da ilha da Boa Vista - Cabo Verde

Recentemente o setor elétrico tem vivenciado grandes mudanças no modo como a energia é produzida, distribuída e consumida e um dos maiores marcos na sua reestruturação é a descentralização na sua geração, que tem contribuído à participação de diferentes tecnologias baseadas em fontes renováveis e, em particular a energia eólica que representa uma quantia considerável no total de energia produzida no mundo, e como consequência surgiram as fortes exigências regulamentares da qualidade de serviço imposta aos operadores de rede.

Numa rede, em particular as isoladas, a quantidade de produção eólica tem uma forte influência, tanto ao nível da segurança dinâmica, como na minimização dos custos de produção de energia. O que torna interessante a sua análise em tempo real numa plataforma de simulação dinâmica por meio de modelos matemáticos com o objetivo de avaliar a capacidade de penetração sem comprometer a estabilidade face às perturbações e/ou cenários críticos de operação, como curto-circuito, queda e/ou aumento brusco da velocidade do vento. Este estudo quando aplicado a um caso real, como é o caso das ilhas de Cabo Verde, em que a energia eólica é um vetor estratégico para o seu crescimento, os resultados obtidos neste trabalho poderão eventualmente assumir um papel importante na formulação do planeamento energético nacional. Assim, poder-se à identificar, à priori, os desafios da penetração de potência eólica nestas redes, bem como as suas necessidades de transmissão e distribuição em segurança técnica para o fornecimento de energia elétrica. Dada a metodologia, neste trabalho é aplicado um conjunto de cenários e perturbações na rede elétrica da ilha da Boa Vista, que correspondem a situações reais de modo a analisar a estabilidade de tensão e conhecer o comportamento dinâmico da rede dentro do panorama de penetração de 50 % de energia renovável em Cabo Verde até 2020.

Year Published: 
2016

Attachments

Original Link

http://www.ecowrex.org/document/avaliacao-da-capacidade-de-penetracao-de-energia-renovavel-na-rede-eletrica-da-ilha-da-boa